INCLUSÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA: REFLEXÕES E TESSITURAS
Resumo
O panorama atual da educação inclusiva no Brasil revela a necessidade da
reflexão e da adoção de práticas que permitam, para além do cumprimento da
determinação legal do acesso aos estudantes com necessidades educacionais
especiais, sua permanência e a consecução efetiva da inclusão – ou seja, a
aprendizagem real e significativa de todos e cada um dos estudantes.
Considerando a realidade contemporânea e as dificuldades que se impõem à
consolidação da inclusão escolar, o objetivo deste artigo é refletir acerca de
como os docentes têm vivenciado a realidade da inclusão escolar. Para esse
fim apresentamos a síntese dos achados de duas pesquisas qualitativas
(doutorado e mestrado em Educação) desenvolvidas junto a professores
inclusivos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma capital brasileira,
realizadas entre os anos de 2014 e 2018. A pesquisa de doutorado avaliou um
Grupo de Apoio Entre Professores (GAEP) como estratégia de reorganização
do trabalho pedagógico frente à diversidade. A pesquisa de mestrado
investigou as emoções docentes em relação à inclusão escolar. Ambos os
estudos se fundamentam nos pressupostos teórico-epistemológicos da Teoria
Histórico-cultural. As pesquisas indicam que a formação docente é
constantemente problematizada, embora muitas vezes essa discussão se dirija
somente a estratégias didático-metodológicas de cunho cognitivo, ignorando a
influência dos aspectos emocionais – especificamente, a forma como as
emoções docentes afetam as práticas de ensino e aprendizagem na inclusão
escolar. A formação de Grupos de Apoio Entre Professores é uma estratégia
que pode contribuir à essa formação, fundamentada em uma perspectiva
colaborativa de trabalho que amplia repertórios e respostas à diversidade Por meio de estratégias tais como a formação de GAEPs, os docentes podem cada
vez mais assumir o protagonismo ativo e crítico de seu trabalho, libertando-se
das amarras reprodutivistas que limitam suas práticas a modelos
predeterminados que determinam suas formas de ser, pensar e (não) sentir.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Formação docente. Teoria
Histórico-Cultural. Emoções. Grupos de Apoio Entre Professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.