O CONSTITUIR-SE GESTOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS SOBRE TRAJETÓRIAS FORMATIVAS

Autores

  • Alana Rangel Barreto Soave Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Visando assegurar o direito à Educação para todos pela via dos processos de
escolarização que abarquem as diferentes demandas de aprendizagem, o município
de Domingos Martins-ES tem empreendido esforços no sentido de ofertar
formações continuadas que possam, a partir dos processos dialógicos das relações
intersubjetivas entre os profissionais e da autorreflexão crítica, constituir espaços de
discussão que promovam mudanças nas ações e que favoreçam a assunção de um
sistema educacional cada vez mais inclusivo. Em se tratando dos aspectos
concernentes aos alunos público-alvo da Educação Especial, tais ações são
realizadas pelo Centro de Referência de Educação Inclusiva- CREI, que conta
atualmente com dois profissionais responsáveis pela gestão desses processos. A
partir disso, ganha força a indagação de quem forma os profissionais responsáveis
por esta formação. Dessa forma, o presente trabalho objetiva tecer diálogos sobre
como os gestores públicos que atuam no CREI de Domingos Martins vêm
assumindo esse lugar do “constituir-se gestor”, considerando as suas trajetórias
formativas. Para tanto, utiliza como referencial teórico-metodológico a
pesquisa-ação colaborativo-crítica, dialogando com os pressupostos da Teoria
Crítica de Habermas. Para a realização deste artigo, foram utilizados os dados
produzidos a partir de uma entrevista semiestruturada e de registros realizados em
diário de campo de momentos de planejamento junto aos gestores. Uma análise
preliminar permite-nos considerar que a constituição desse profissional é
atravessada por diferentes experiências ao longo de sua trajetória profissional e
acadêmica. Contudo, estar vinculado a um grupo de pesquisa da universidade cujo
cerne é uma perspectiva de formação crítica e de colaboração os coloca como
investigadores de sua própria prática, gerando um saber compartilhado e favorece a
assunção de sujeitos críticos e emancipatórios de suas práticas. Assim,
vislumbram-se transformações em nível local que possibilitam a inclusão escolar.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Gestão da Educação Especial. Pesquisa-ação
colaborativo-crítica. Formação continuada.

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Publicado

28-02-2021