A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Resumo: Este artigo constitui-se a partir da nossa dissertação de Mestrado
Profissional em Educação e aborda a temática formação continuada de
gestores públicos de Educação Especial. Tem como principal objetivo
colaborar, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica, com a trajetória
formativa de um grupo de gestores de Educação Especial do Espírito Santo,
numa perspectiva da racionalidade comunicativa. Para tanto, busca
compreender, a partir dos círculos argumentativos, de que modo as demandas
apresentadas pelos gestores de Educação Especial foram conduzidas no
processo de formação continuada por meio da colaboração entre Universidade
e Redes de Ensino. Fundamenta-se nos conceitos da teoria da ação
comunicativa de Jüngen Habermas, com ênfase nos conceitos de Discurso,
Entendimento mútuo e Argumento. De natureza qualitativa, assume a
perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica,
sustentada na teoria crítica de Carr e Kemmis. Essa perspectiva propõe uma
investigação com o outro, cuja realização se dá através de dois movimentos:
da compreensão da trajetória formativa e o movimento de colaboração com os
gestores. Esses movimentos sustentam-se pelo conceito do círculo
argumentativo. As produções de dados valem-se de estratégias como: análise
documental do Grufopees, análise documental e bibliográfica das produções
científicas. Os dados são analisados de acordo com os conceitos da teoria
crítica de Habermas. A análise inicial de dados sobre as formações para os
gestores públicos de Educação Especial, realizadas pelo Grufopees desde
2013, nos revelam uma potência em processos formativos pela via da
pesquisa-ação colaborativo-crítica, que visem à autonomia do sujeito. Os
gestores participantes do grupo têm se apropriado dos conhecimentos sobre
gestão e repensado os seus modos de formações locais. Também são
percebidos os movimentos políticos que vêm sendo realizados por eles,
mostrando-nos a relevância de se pensar formação para os gestores.
Palavras-chave: Gestão em Educação Especial; Pesquisa-ação colaborativocrítica; Formação continuada.
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