ACESSO E PERMANÊNCIA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o acesso e permanência de um estudante com deficiência física, por paralisia cerebral, no ensino superior. O referencial teórico que sustentará a pesquisa está alicerçado nas contribuições de Antônio Gramsci. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos se baseiam num estudo de caso. A produção de dados baseou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os achados evidenciaram esforços docentes e institucionais para assegurar o direito à educação e aprendizagem para o estudante com deficiência, porém, apesar disso, foram identificadas barreiras no processo seletivo e durante a realização do curso de engenharia mecânica, as quais tornaram o percurso acadêmico do discente mais complexo. Por outro lado, é evidenciado que as adequações metodológicas são cruciais para a garantia do direito à educação e aprendizagem, sendo um dos principais pilares para a assegurar a permanência do graduando no curso. Além delas, destaca-se o empenho da gestão institucional e o trabalho coletivo realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.
Palavras-chave: inclusão escolar; ensino superior; práticas inclusivas.
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