ACESSO E PERMANÊNCIA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Autores/as

  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Georgia Bulian Souza Almeida Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Laís Perpetuo Perovano Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o acesso e permanência de um estudante com deficiência física, por paralisia cerebral, no ensino superior. O referencial teórico que sustentará a pesquisa está alicerçado nas contribuições de Antônio Gramsci. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos procedimentos se baseiam num estudo de caso. A produção de dados baseou-se na realização de uma entrevista semiestruturada, cujas informações foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os achados evidenciaram esforços docentes e institucionais para assegurar o direito à educação e aprendizagem para o estudante com deficiência, porém, apesar disso, foram identificadas barreiras no processo seletivo e durante a realização do curso de engenharia mecânica, as quais tornaram o percurso acadêmico do discente mais complexo. Por outro lado, é evidenciado que as adequações metodológicas são cruciais para a garantia do direito à educação e aprendizagem, sendo um dos principais pilares para a assegurar a permanência do graduando no curso. Além delas, destaca-se o empenho da gestão institucional e o trabalho coletivo realizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.


Palavras-chave: inclusão escolar; ensino superior; práticas inclusivas.

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Biografía del autor/a

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em educação (PPGE/Ufes); dochris.ferrari@gmail.com

Georgia Bulian Souza Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutoranda em educação (PPGE/Ufes); georgia.ifes@gmail.com

Laís Perpetuo Perovano, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em educação (PPGE/Ufes); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); laisperpetuo13@gmail.com

Publicado

02-04-2023

Número

Sección

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social