INCLUSÃO ESCOLAR, DIREITO Á EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS - REFLEXÕES A PARTIR DE PESQUISAS COM PROFESSORES/AS DA REDE MUNICIPAL
Resumo
Este artigo é resultado do processo de aprofundamento teórico, grupos focais e entrevistas em acompanhamento da execução do Plano Nacional de Educação (PNE) E Plano Municipal de Educação (PME) e resultado de tese por parte das pesquisadoras. Propõe como objetivo uma discussão teórica que parte da análise do PNE, em diálogo com as demais legislações da área educacional na defesa do direito à educação e inclusão escolar; escuta aos profissionais e professores/as da educação no município de Vitória por meio de entrevistas e grupos focais. O desenvolvimento deste trabalho se justifica no atual cenário político, econômico e social em que o país se encontra, considerando que os Planos de Educação são instrumentos legais de defesa da educação enquanto uma política pública, que tenha o compromisso de promover o processo de diminuição das desigualdades sociais. E ainda, faz-se necessário debatermos sobre os desafios do direito à educação, qualidade, inclusão, a prática educacional e a formação de professores a partir das reflexões do PNE. Seu desenvolvimento aconteceu por meio de revisão bibliográfica, realização de grupos focais e entrevistas e o acompanhamento de construção do Plano Nacional e Municipal de Educação. Ao final apresenta como destaque o fato de que o financiamento da educação pública é o principal desafio para a implementação do PNE na defesa da inclusão escolar e direito à educação; a importância da criança e do estudante indicados à Educação Especial como um sujeito que tenha garantido seu direito à educação desde a Educação Infantil, por meio da perspectiva inclusiva e também tendo resguardado o direito à qualidade e equidade e a importância da formação de professores/as como indica a Meta 17 do PNE para a valorização dos professores e profissionais da educação.
Palavras Chave: Inclusão escolar, formação de professores, PNE/PME
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.