FORMAÇÃO-REFLEXÃO DE FORMADORES

OLHARES PARA AEE NA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Victória Vaz Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Analisa a materialização da Política de Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva no Espírito Santo nos seus quatorze anos de implantação, considerando o caso de três municípios. Tem por objetivo geral, cartografar as implicações da Política Nacional de Educação Especial (EE) em uma Perspectiva Inclusiva (PNEEEI/2008) em três municípios da região centro-serrana do Espírito Santo, visando o fortalecimento do direito à Educação para estudantes público-alvo da EE e a constituição de “justiça cognitiva” para esses alunos. Está associada ao um estudo maior “Um olhar sobre o estado do Espírito Santo a partir da Política Nacional de EE em uma perspectiva inclusiva”. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa tomando o grupo-focal como ferramenta principal de investigação. Apoia-se nas orientações teórico-metodológica de Boaventura de Sousa Santos e de pesquisadores da área da EE. Evidencia-se que houve movimentos nesses quase quinze anos de implantação da PNEEPI (2008). Para além da matrícula, há a organização de órgãos/setores de EE estabelecidos, tem havido um esforço de estabelecer políticas locais que têm direções inclusivas. As políticas apontaram para preocupações com o diagnóstico/avaliação desse público, na superação de uma perspectiva clínica. Quanto às práticas pedagógicas, destaca-se a colaboração no contexto da escola e com agências formadoras, mas o currículo da sala de aula comum precisa ser intensificar como eixo articulador dos processos de escolarização, bem como a necessidade de ressignificação da concepção de atendimento educacional especializado, entendendo como uma pedagógica dentre articuladora de diferentes ações escolares. Conclui-se que houve movimentos nesses quase quinze anos de implantação da PNEEPI.

Palavras-chave: Educação Especial. Política de Educação Especial. Práticas Pedagógicas. Espírito Santo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Vaz Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluna de graduação em Pedagogia (UFES) . E-mail: victoriavr2017@outlook.com

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do DEPS/PPGE mail -Centro de Educação da UFES. E-mail jesusdenise@hotmail.com

Downloads

Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social