FORMAÇÃO-REFLEXÃO DE FORMADORES
OLHARES PARA AEE NA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Analisa a materialização da Política de Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva no Espírito Santo nos seus quatorze anos de implantação, considerando o caso de três municípios. Tem por objetivo geral, cartografar as implicações da Política Nacional de Educação Especial (EE) em uma Perspectiva Inclusiva (PNEEEI/2008) em três municípios da região centro-serrana do Espírito Santo, visando o fortalecimento do direito à Educação para estudantes público-alvo da EE e a constituição de “justiça cognitiva” para esses alunos. Está associada ao um estudo maior “Um olhar sobre o estado do Espírito Santo a partir da Política Nacional de EE em uma perspectiva inclusiva”. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa tomando o grupo-focal como ferramenta principal de investigação. Apoia-se nas orientações teórico-metodológica de Boaventura de Sousa Santos e de pesquisadores da área da EE. Evidencia-se que houve movimentos nesses quase quinze anos de implantação da PNEEPI (2008). Para além da matrícula, há a organização de órgãos/setores de EE estabelecidos, tem havido um esforço de estabelecer políticas locais que têm direções inclusivas. As políticas apontaram para preocupações com o diagnóstico/avaliação desse público, na superação de uma perspectiva clínica. Quanto às práticas pedagógicas, destaca-se a colaboração no contexto da escola e com agências formadoras, mas o currículo da sala de aula comum precisa ser intensificar como eixo articulador dos processos de escolarização, bem como a necessidade de ressignificação da concepção de atendimento educacional especializado, entendendo como uma pedagógica dentre articuladora de diferentes ações escolares. Conclui-se que houve movimentos nesses quase quinze anos de implantação da PNEEPI.
Palavras-chave: Educação Especial. Política de Educação Especial. Práticas Pedagógicas. Espírito Santo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.