FORMAÇÃO-REFLEXÃO DE FORMADORES
OLHARES PARA AEE NA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO
Résumé
Analisa a materialização da Política de Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva no Espírito Santo nos seus quatorze anos de implantação, considerando o caso de três municípios. Tem por objetivo geral, cartografar as implicações da Política Nacional de Educação Especial (EE) em uma Perspectiva Inclusiva (PNEEEI/2008) em três municípios da região centro-serrana do Espírito Santo, visando o fortalecimento do direito à Educação para estudantes público-alvo da EE e a constituição de “justiça cognitiva” para esses alunos. Está associada ao um estudo maior “Um olhar sobre o estado do Espírito Santo a partir da Política Nacional de EE em uma perspectiva inclusiva”. Utiliza-se de uma abordagem qualitativa de pesquisa tomando o grupo-focal como ferramenta principal de investigação. Apoia-se nas orientações teórico-metodológica de Boaventura de Sousa Santos e de pesquisadores da área da EE. Evidencia-se que houve movimentos nesses quase quinze anos de implantação da PNEEPI (2008). Para além da matrícula, há a organização de órgãos/setores de EE estabelecidos, tem havido um esforço de estabelecer políticas locais que têm direções inclusivas. As políticas apontaram para preocupações com o diagnóstico/avaliação desse público, na superação de uma perspectiva clínica. Quanto às práticas pedagógicas, destaca-se a colaboração no contexto da escola e com agências formadoras, mas o currículo da sala de aula comum precisa ser intensificar como eixo articulador dos processos de escolarização, bem como a necessidade de ressignificação da concepção de atendimento educacional especializado, entendendo como uma pedagógica dentre articuladora de diferentes ações escolares. Conclui-se que houve movimentos nesses quase quinze anos de implantação da PNEEPI.
Palavras-chave: Educação Especial. Política de Educação Especial. Práticas Pedagógicas. Espírito Santo.
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