PENSAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO AEE
Resumo
A Alfabetização Científica proporciona uma relação de aprendizagem envolvendo uma área específica, a partir de uma imersão científica, cultural e histórica. Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que aplicada como metodologia de ensino a Alfabetização
Científica pode favorecer a aprendizagem na Educação Especial, pois facilitaria a aproximação do estudante aos conhecimentos que podem auxiliar na compreensão de fenômenos cotidianos e elementos tecnológicos articulados com sua atuação na sociedade. O presente manuscrito é derivado de uma pesquisa em andamento que objetiva analisar e discutir os possíveis benefícios da Alfabetização Científica no processo de aprendizagem de um estudante público-alvo da Educação Especial
matriculado numa Instituição Pública de Ensino no campo das Ciências Agrárias. Este trabalho se enquadra numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados iniciais estruturam-se mediante análise e acompanhamento do estudante
num período de seis meses. Durante este tempo foi possível observar as potencialidades que a Alfabetização Científica como metodologia de ensino pode promover no desenvolvimento da mediação pedagógica das atividades no Atendimento Educacional Especializado. Tais apontamentos derivam da adaptação planejada de material direcionado aos conteúdos de Ciências Agrárias e aqui são construídos com características indicadoras, categorizadas sistematicamente na investigação científica que evidenciam o desenvolvimento descritivo da aprendizagem do estudante na utilização do material adaptado.
Palavras-chave: Educação Especial. Alfabetização Científica. Atendimento Educacional Especializado. Ciências Agrárias
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.