PENSAR A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO AEE
Résumé
A Alfabetização Científica proporciona uma relação de aprendizagem envolvendo uma área específica, a partir de uma imersão científica, cultural e histórica. Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que aplicada como metodologia de ensino a Alfabetização
Científica pode favorecer a aprendizagem na Educação Especial, pois facilitaria a aproximação do estudante aos conhecimentos que podem auxiliar na compreensão de fenômenos cotidianos e elementos tecnológicos articulados com sua atuação na sociedade. O presente manuscrito é derivado de uma pesquisa em andamento que objetiva analisar e discutir os possíveis benefícios da Alfabetização Científica no processo de aprendizagem de um estudante público-alvo da Educação Especial
matriculado numa Instituição Pública de Ensino no campo das Ciências Agrárias. Este trabalho se enquadra numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados iniciais estruturam-se mediante análise e acompanhamento do estudante
num período de seis meses. Durante este tempo foi possível observar as potencialidades que a Alfabetização Científica como metodologia de ensino pode promover no desenvolvimento da mediação pedagógica das atividades no Atendimento Educacional Especializado. Tais apontamentos derivam da adaptação planejada de material direcionado aos conteúdos de Ciências Agrárias e aqui são construídos com características indicadoras, categorizadas sistematicamente na investigação científica que evidenciam o desenvolvimento descritivo da aprendizagem do estudante na utilização do material adaptado.
Palavras-chave: Educação Especial. Alfabetização Científica. Atendimento Educacional Especializado. Ciências Agrárias
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