UMA DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA
PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS IMPLANTADOS COCLEAR A PARTIR DA HISTÓRIA DE JOÃO
Resumo
Apresentamos aqui um recorte da dissertação de mestrado em educação inserido na linha de pesquisa” Educação Especial e processos inclusivos”. Esta pesquisa, qualitativa, está ancorada no método fenomenológico numa perspectiva da Psicologia Fenomenológica de Forghieri e sua aplicação na Educação/ Pedagogia. O objetivo do trabalho foi descrever fenomenologicamente o que é e como é ser surdo implantado coclear, como resultado emergiram os atravessamentos do corpo surdo e a influência do mundo capitalista na produção do discurso introjetado pelo ser no mundo do implantado, sobre seus supostos corpos saudáveis e corpos doentes, uma dicotomia produzida social e historicamente (mundo indissociado ao ser).
Palavras-Chave: descrição fenomenológica, modos de ser: ser no mundo, surdez, implantado coclear.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.