UMA DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA

PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS IMPLANTADOS COCLEAR A PARTIR DA HISTÓRIA DE JOÃO

Autores

  • Rute Léia Augusta da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Apresentamos aqui um recorte da dissertação de mestrado em educação inserido na linha de pesquisa” Educação Especial e processos inclusivos”. Esta pesquisa, qualitativa, está ancorada no método fenomenológico numa perspectiva da Psicologia Fenomenológica de Forghieri e sua aplicação na Educação/ Pedagogia. O objetivo do trabalho foi descrever fenomenologicamente o que é e como é ser surdo implantado coclear, como resultado emergiram os atravessamentos do corpo surdo e a influência do mundo capitalista na produção do discurso introjetado pelo ser no mundo do implantado, sobre seus supostos corpos saudáveis e corpos doentes, uma dicotomia produzida social e historicamente (mundo indissociado ao ser).

Palavras-Chave: descrição fenomenológica, modos de ser: ser no mundo, surdez, implantado coclear.

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Biografia do Autor

Rute Léia Augusta da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação /PPGE-UFES. silcra@hotmail.com

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado