UMA DESCRIÇÃO FENOMENOLÓGICA

PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS IMPLANTADOS COCLEAR A PARTIR DA HISTÓRIA DE JOÃO

Auteurs

  • Rute Léia Augusta da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo

Résumé

Apresentamos aqui um recorte da dissertação de mestrado em educação inserido na linha de pesquisa” Educação Especial e processos inclusivos”. Esta pesquisa, qualitativa, está ancorada no método fenomenológico numa perspectiva da Psicologia Fenomenológica de Forghieri e sua aplicação na Educação/ Pedagogia. O objetivo do trabalho foi descrever fenomenologicamente o que é e como é ser surdo implantado coclear, como resultado emergiram os atravessamentos do corpo surdo e a influência do mundo capitalista na produção do discurso introjetado pelo ser no mundo do implantado, sobre seus supostos corpos saudáveis e corpos doentes, uma dicotomia produzida social e historicamente (mundo indissociado ao ser).

Palavras-Chave: descrição fenomenológica, modos de ser: ser no mundo, surdez, implantado coclear.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rute Léia Augusta da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação /PPGE-UFES. silcra@hotmail.com

Téléchargements

Publiée

02-04-2023

Numéro

Rubrique

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado