FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
A CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO-REFLEXÃO
Resumo
A formação continuada na perspectiva inclusiva em articulação com a pesquisa e extensão é o objeto de análise deste estudo qualitativo. A necessidade de relações partindo da colaboração, estabelecidas entre universidade e sociedade/escola por meio da pesquisa e extensão, pode contribuir com produção de conhecimentos que abarquem os contextos sociais. O problema de pesquisa inicial que nos motivou a investigação foi: como desenvolver formação continuada de profissionais da Educação na perspectiva da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial, pela via da pesquisa e extensão? Assim, visa compreender o desenvolvimento da formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da inclusão escolar dos alunos públicoalvo da Educação Especial, pela via da pesquisa e extensão na constituição de grupos de estudo-reflexão em parceria entre Universidade e redes de ensino (estadual e municipais). Os presentes dados vinculam-se a grupo de pesquisa (registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq) que desde 2013 realiza pesquisa e extensão pela formação continuada na perspectiva inclusiva. Tem como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundada na racionalidade comunicativa e funções mediadoras da relação teoria e prática de Jürgen Habermas. Os grupos de estudo-reflexão em análise constituíram-se com gestores de Educação Especial e profissionais da educação das redes de ensino, pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados indicam possibilidade de desenvolver e implementar processos para formação continuada a partir do viés emancipatório, democraticamente produzindo conhecimentos pela autorreflexão colaborativocrítica. Evidencia-se também, a potencialidade na elaboração de parcerias entre Universidade e redes de ensino, de modo que a teoria contribua para orientar a ação política.
Palavras-chave: Formação Continuada; Pesquisa e Extensão; Pesquisa-ação colaborativo-crítica; Grupo de estudo-reflexão
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.