CINEMA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE O FILME JAPONÊS “HIDAMARI GA KIKOERU” (2017), DE DAISUKE KAMIJÔ.
Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo de descrever compreensivamente a
relação entre dois jovens, um ouvinte e o outro deficiente auditivo que está
ficando surdo, e suas vivências no cotidiano escolar. O referencial teórico
adotado foi baseado nos estudos de Forghieri, que descreve a vivência de um
indivíduo a partir da sua relação com o mundo em três vertentes: circundante,
humano e próprio. A metodologia utilizada foi a fenomenologia existencial. A
análise, constituiu-se na interpretação das narrativas dos personagens do filme
japonês “Hidamari ga kikoeru” (2017), de Daisuke Kamijô. Os resultados
apontaram para a importância em se perceber o ambiente escolar como um
espaço que compõe o mundo do aluno Surdo ou Deficiente auditivo, onde o
mesmo vivencia dúvidas e frustrações quando não compreendido em sua
totalidade. Apontam ainda para a necessidade de se pensar a escola como um
espaço de encontro com o outro, sendo este encontro uma possibilidade de
resignificar o espaço escolar.
Palavras-chave: Cinema. Educação Especial. Surdez.
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