A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PRIVADA: TENSÕES E POSSIBILIDADES
Abstract
O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa intitulada: A Gestão Escolar e Educação Especial: Desafios e possibilidades, realizado em uma escola da rede privada no município de São Mateus/ES. A escolha pelo tema se justifica por perceber que os alunos público-alvo da educação especial estão adentando cada vez mais na rede privada de ensino, e esta por sua vez deve cumprir a legislação e não recusando a matrícula desses alunos, com base na deficiência. O objetivo geral foi analisar e discutir como a gestão escolar da rede privada se organiza para garantir a matricula e acompanhamento dos alunos público-alvo da Educação Especial. E os objetivos específicos foram delimitados em analisar os desafios que permeiam a Educação Especial em escola regular da rede privada; entender o papel do gestor na promoção de condições que viabilizem um atendimento especializado a crianças público alvo da educação especial em classes regulares e analisar a legislação educacional, no que tange à gestão da Educação Especial na rede privada. A metodologia da pesquisa foi qualitativa por meio de pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. Os instrumentos para a coleta de dados foram a observação “in locus” e o questionário com perguntas semiestruturadas. Concluiu-se que o processo de inclusão perpassa por modificações atitudinais e arquitetônicas, documentação que a subsidie as ações entre outros elementos, mas principalmente de um espaço de aceitação e humanização.
Palavras-chave: Educação Especial. Rede privada. Atendimento Educacional Especializado.
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