UM “PEQUENO PRÍNCIPE” EM VYGOTSKY E LEONTIEV PARA UMA “JANELA DA ALMA” NUM AEE CRÍTICO-REFLEXIVO
Abstract
Resumo: Este trabalho parte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola estadual do município de Vitória – ES que discutiu as práticas dos docentes e o caráter ativo das atividades na Educação Especial num processo de inclusão e das relações da atividade profissional realizada no Atendimento Educacional Especializado em outra escola. Assim relacionamos a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, a Teoria da Atividade de Leontiev e suas contribuições com trechos das obras “O Pequeno Príncipe” livro de Saint-Exupéry e o documentário “Janela da Alma” (2001), dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho que, dentre outros pontos para uma reflexão, problematização e compreensão dos processos envoltos no AEE. Dialogamos com a importância do caráter social e mediador das atividades na teoria de Vygotsky, conhecida como psicologia histórico-cultural e as funções psicológicas, assunto abordado por Leontiev. O objetivo do estudo foi demonstrar na relação teórico-prática envolta no processo ensino-aprendizagem, a importância das atividades no desenvolvimento desses indivíduos para um pensar, planejar e agir embasado no que tange os fazeres na Educação Especial. Assim nosso príncipe além de visitar planetas abre uma janela da alma repleta de considerações e até propostas, entre outros apontamentos. Através dos resultados é possível afirmar que não basta apenas que as atividades sejam adaptadas e selecionadas de forma correta, é necessário identificar a ordem de sua aplicação, entre os possíveis momentos, o fazer em unidade ou coletividade, entre potencialidades e o grau de dificuldade para que estas não desmotivem o aluno na construção do conhecimento, principalmente em se tratando do público-alvo ao qual se destina, pois o acesso ao currículo também lhes é de direito.
Palavras-chave: educação especial, psicologia histórico-cultural, relação teórico-prática.
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