EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DAS DANÇAS REGIONAIS POPULARES PARA JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TGD NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Abstract
Resumo: Os anos 90 demarcaram historicamente a inserção social dos debates acerca do reconhecimento ao direito social de todos aos acessos qualitativos às políticas públicas promovedoras de uma sociedade justa e igualitária. No que tange a materialização do direito social educacional da pessoa com deficiência, reconhecemos que ainda existem barreiras a serem superadas no sentido da promoção de práticas educativas com foco na autonomia e na independência como instrumento de empoderamento social. Por este viés, buscamos investigar as possíveis contribuições de uma experiência de ensino das danças populares regionais na perspectiva inclusiva para jovens e adultos com deficiência intelectual e Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD).Vislumbramos neste estudo uma possibilidade para que seus praticantes possam compreender e ampliar seus acervos culturais de forma livre e criativa, com vistas a exercer o seu protagonismo social. Para tanto, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva. Os participantes serão 30 jovens e adultos com deficiência intelectual e TGD participantes do projeto de ensino/extensão/pesquisa: “Prática pedagógica de Educação Física Adaptada para jovens e adultos com deficiência” do LAEFA/CEFD/UFES. Os dados serão analisados com base na Análise de conteúdos (BARDIN, 2004) Por este viés, compreendemos que esta experiência pode ampliar o acervo cultural de seus praticantes de forma criativa e livre, sem perder de vista a possibilidade de internalizarem conhecimentos afetos as danças no que tange a gestualidade, aos signos e símbolos regionais, aos hábitos, aos costumes, entre outros elementos que os ajudem a melhor compreender os processos históricos e culturais em que se encontram inseridos.
Palavras chave: Dança popular; Dança criativa; Deficiência intelectual.
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