FORMAÇÃO, GESTÃO E INCLUSÃO: DIALOGANDO COM OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Pesquisa bibliográfica baseada no periódico da Revista Brasileira de
Educação Especial (RBEE) e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação
Especial (ACBEE), no período de 2010 a 2015, com o objetivo de investigar e
analisar a produção e discussão do conhecimento no que se refere à formação
continuada de professores gestores de Educação Especial, na perspectiva da
inclusão. A escolha desse periódico e dos anais indicado leva em consideração
sua importância para o campo da Educação Especial em nível nacional e sua
tradição como revista e eventos científicos de referência para o meio
acadêmico e profissional. Como resultado da pesquisa evidenciaram-se
aspectos que desafiam o sistema educacional e os profissionais responsáveis
pela gestão em Educação Especial: a) ênfase na aprendizagem dos alunos
com deficiência/transtorno global do desenvolvimento; b) necessidade de
investimento na formação de gestores da Educação Especial, docentes da
Educação Especial e docentes do ensino regular, na perspectiva da inclusão.
Além disso, na análise dos nove textos encontrados, os gestores apontam dois
fatores que dificultam e, muitas vezes, impedem a efetivação de planos de
trabalho: a) a rotatividade dos gestores do setor de Educação Especial nos
municípios; b) a demanda de trabalhos que o gestor de Educação Especial
exerce dentro de seus contextos de atuação.
Palavras-chave: Formação Continuada; Gestão; Educação Inclusiva.
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