SIGNIFICANDO E RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO PELA NARRATIVA
Resumo
A Educação Especial e a Educação do Campo em interface possuem um
silenciamento histórico que acontece tanto nas práticas escolares quanto na
produção de conhecimento científico. Compreendemos que as duas
modalidades são permeadas por muitas fragilidades que tomam forças cada
vez maiores, a ponto dessas experiências serem invisibilizadas. O presente
trabalho tem como objetivo apresentar um recorte de nossa pesquisa de
dissertação e teve em seu o objetivo desvelar e problematizar a Interface entre a Educação Especial e a Educação do Campo a partir dos sujeitos que
produziram conhecimentos sobre essas duas modalidades no âmbito do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Espírito Santo. Buscamos (des)territorilizar e (re)territorializar discursos
hegemônicos que invisibilizam ambas as modalidades que impedem que elas
se percebam. Nesse sentido, para além de analisar as produções acadêmicas,
fomos ao encontro dos seus autores, que nos permitiram a ampliação da
dimensão de suas pesquisas para compreender o que se encontrava para além
do texto escrito; novos/outros olhares que permitiam desvelar pistas sobre a
Interface, mas que não foram tematizados em seus relatórios de pesquisa.
Buscamos superar os textos acadêmicos e a centralidade discursiva presente
nas suas dissertações e teses. A partir disso, com o objetivo de visibilizar a
Interface entre a Educação Especial e Educação do Campo dentro da pesquisa
dessa autora, realizamos uma entrevista semiestruturada para evidenciar
pistas sobre a interface. Como considerações, percebemos a materialização de
mecanismos que silenciam as realidades da Educação Especial presente no
Campo que são: a negação da existência desses sujeitos; as relações da
comunidade e família, perpassando pela sua invisibilização pelo Poder Público;
o acesso à escolaridade, delegando às instituições especializadas o
trato/cuidar dessas pessoas. Evidenciamos também a necessidade de superar
de dicotomias para evitar os mecanismos de silenciamento entre as duas
modalidades.
Palavras-Chave: Educação do Campo. Educação Especial. Interface.
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