APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL EM 2018: BRASIL E ESPÍRITO SANTO
Resumo
Este estudo tem por objetivo sistematizar os dados relativos ao quantitativo de
matrículas na Educação Básica e Educação Especial em âmbitos nacional,
regional (Região Sudeste) e local (estado do Espírito Santo). Para isso,
sustentamo-nos em pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por
Norbert Elias (1994; 2005). Metodologicamente, utilizamos de dados
quantitativos do Censo da Educação Básica de 2018 (INEP, 2018) para tecer
apontamentos sobre matrículas em estados da região Sudeste (Espírito Santo,
Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e, posteriormente, com foco no
estado do Espírito Santo e suas regiões administrativas. Para construção das
tabelas, utilizamos o software estatístico de mineração de dados SPSS (Pacote
Estatístico para as Ciências Sociais) e o Excel para formatação e apresentação
dos gráficos. Observamos que há uma concentração populacional na região
Sudeste do país, mas, em relação ao quantitativo de matrículas da Educação Básica, a maior concentração relativa à população é da região Nordeste.
Quanto à Educação Especial, em relação ao quantitativo de matrículas na
Educação Básica, a região Sul apresenta o maior percentual. No cenário
regional (Região Sudeste), o Espírito Santo apresentou um percentual de
matrículas na Educação Básica compatível com os outros estados ao
compararmos a população estimada. Porém, em relação às matrículas
destinadas à Educação Especial, o Espírito Santo, em números percentuais,
apresentou quantitativo superior ao Rio de Janeiro e a São Paulo. Separados
em regiões, os 78 municípios do estado do Espírito Santo apresentaram sua
concentração populacional e de matrículas na Educação Básica na região da
Grande Vitória, mas em relação às matrículas na Educação Especial a região
Norte do estado tem destaque nesse quantitativo.
Palavras-chave: Matrículas; Educação Básica; Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.