UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE A CRIANÇA ADOTADA TARDIAMENTE E SEUS PRIMEIROS CONTATOS COM A ESCOLA
Resumo
Trata-se de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação. Seu objetivo
é descrever/evidenciar/desvelar “o que é” e “como é” a chegada do jovem
adotado tardiamente na escola. Como justificativa apresenta que diante de
nossa experiência pessoal e dos relatos que acessamos, faz-se urgente e
necessário conduzir a temática da adoção para a pauta das formações
docentes e, dessa forma, auxiliá-los na compreensão e potencialização do
aluno adotado tardiamente na construção de sua identidade e do
pertencimento, sob a luz da reflexão acerca de inclusão e diversidade,
garantindo-lhe o direito de acesso e permanência com qualidade social. Nossa
questão de pesquisa consiste em responder a seguinte interrogação: como se
dão as (inter)relações iniciais entre a escola e o jovem adotado tardiamente?
Em termos metodológicos fará uso do método fenomenológico de pesquisa.
Como fundamentação teórica se baseia-se nos conceitos de Yolanda Cintrão
Forghieri de envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo e do conceito
de adoção tardia de Marlizete Maldonado Vargas. Outras pesquisas favorecem
a compreensão do universo da adoção tardia, uma vez que o tema conta com
produções acadêmicas mais recentes, como Pauli (2009), Castro (2011) e
Souza (2016). A pesquisa fenomenológica ocupa-se do processo de descrição
do fenômeno para compreendê-lo, portanto, ela se encontra ainda em fase de
exploração desse fenômeno por meio do registro dos relatos dos sujeitos da
pesquisa: uma família, constituída pela adoção, em 2019, cujos filhos, de 7 e 8
anos, foram inseridos em uma nova escola. Busca-se, neste momento, colocar
o fenômeno estudado em suspensão para elucidá-lo em sua essência e, assim,
favorecer a compreensão de todos os processos que envolvem a chegada de
uma criança adotada tardiamente no seio de uma família e numa nova escola.
PALAVRAS-CHAVE: Adoção; Escola; Inclusão; Fenomenologia.
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