DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO CONTEXTO ESCOLAR: OLHARES DE POSSIBILIDADES E NÃO LIMITAÇÕES

Authors

  • Iolanda Helena Martins Zimermann Universidade Federal Fluminense
  • Silvana Matos Uhmann Universidade Federal Fluminense

Abstract

Esse trabalho tem como proposta de reflexão a inclusão de alunos com
Deficiência Múltipla a partir de um olhar de possibilidades, na contramão de
muitos entendimentos ainda impeditivos e de barreiras. Para tanto, como
objetivo, buscamos repensar as concepções existentes diante desse
aluno/diagnóstico, indo além de suas possíveis limitações, mas destacando na
escola a presença de potencialidades – partindo da seguinte pergunta de
pesquisa: quais são algumas reflexões possíveis diante da inclusão de uma
aluna com diagnóstico de Deficiência Múltipla? A partir de uma perspectiva
qualitativa de Estudo de Caso (GIL, 2011) e Análise do Conteúdo (BARDIN,
2011), este trabalho teve como base os registros em Diário de Campo (DEMO,
2012) de uma Monitora de Educação Especial, o qual buscou priorizar as
interações e vivências com uma aluna diagnosticada com Deficiência Múltipla -
realizado em uma escola municipal de Angra dos Reis/RJ, sendo possível
acompanhar o processo de inclusão dessa aluna acontecendo no 1° ano do
ensino fundamental num período de um mês. A fim de desenvolver a pesquisa,
apresentamos três momentos: estudos teóricos sobre a Deficiência Múltipla e
sua inclusão em escola regular; registros de vivências/interações frente a uma
aluna com diagnóstico de Deficiência Múltipla, destacando questões
importantes sobre o assunto; reflexões sobre a Deficiência Múltipla e seu
processo de aprendizagem e desenvolvimento, possibilitando perceber que o
diagnóstico não deve ser restrito às limitações. Como resultados, o meio
mostrou-se passível de contribuir ou comprometer o processo de ensino e
aprendizagem – por meio da Monitoria, a aluna com Deficiência Múltipla
demonstrou conseguir avançar após um trabalho de acordo com suas
especificidades, bem como a partir de concepções voltadas para suas potencialidades, sempre entendendo-a como sujeito de possibilidades e não
limitada por apresentar alguns comprometimentos devido ao seu diagnóstico.
Palavras-chaves: Inclusão; Mediação; Deficiência Múltipla.

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Published

28-02-2021

Issue

Section

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas