ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO IFES – ITAPINA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumo
A inclusão possibilita pensar sobre o mundo em que se vive e, quando volta-se
especificamente para a inclusão escolar, entende-se que esta tem como
premissa acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema comum de
ensino. Partindo dessa realidade, o interesse do presente estudo foi
compreender especificamente sobre a inclusão escolar do Público-Alvo da
Educação Especial (PAEE). Assim sendo, esta pesquisa teve como objetivo
geral investigar e descrever as ações realizadas no IFES – campus Itapina
considerando os alunos PAEE matriculados no Ensino Médio Integrado a partir
da voz dos estudantes frequentadores do Núcleo de Apoio às Pessoas com
Necessidades Específicas (NAPNE). Informa-se que Itapina é um distrito
situado na zona rural do município de Colatina – ES. Este trabalho foi realizado
através de uma pesquisa de cunho qualitativo e optou-se pela metodologia de
investigação que tem como foco a pesquisa exploratória. O instrumento
utilizado para coleta dos dados foi uma entrevista semi-estruturada elaborada e
aplicada pelas pesquisadoras em novembro de 2019. Participaram da pesquisa
três alunos do Ensino Médio Integrado, sendo dois em Agropecuária e um em
Zootecnia. Os três participantes possuíam laudo médico comprovando que
pertenciam ao PAEE. Dentre os sujeitos, um era diagnosticado com deficiência
intelectual, um com deficiência intelectual e auditiva e o outro com deficiência
auditiva. Os resultados apontaram que, em geral, os sujeitos consideram que a
escola está preparada para receber alunos PAEE. Destaca-se que os
resultados deste estudo contribuem com a produção de conhecimentos
relacionados à inclusão escolar do PAEE, assim como o conhecimento do
sistema educacional inclusivo em nível técnico.
Palavras-chaves: Inclusão Escolar; Núcleo de Apoio às Pessoas com
Necessidades Específicas; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino
Médio.
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