DESVELANDO O SER PROFESSOR
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA
Abstract
Este trabalho é um estudo teórico sobre a formação continuada de professores de Educação Física com ênfase na inclusão, obtido por meio da pesquisa de dissertação do autor. Teve como objetivo descrever as narrativas dos professores participantes de um grupo de formação continuada em Educação Física, analisando as práticas
pedagógicas inclusivas e sua (re)construção da subjetividade em seu trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, resultado de uma análise documental, das particularidades e dos desafios expostos de quatro professores de Educação Física escolar do município de Serra-ES, que participaram de uma formação continuada realizada nas dependências do Laboratório de Educação Física Adaptada, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo ano de 2011. O referencial teórico que subsidiou as análises foi Fernando Gonzaléz Rey. As análises apontam para a constituição de um ambiente de (re)construção subjetiva do trabalho docente na medida em que são potencializados espaços de formação que reconheçam o sujeito como fonte viva e significativa de conteúdos e ações; que entendam a reflexão e o diálogo como meios eficazes de se aproximar
dos sentidos e significados acumulados histórico-socialmente; que façam das situações de trocas de experiências um momento de construção conceitual, procedimental e atitudinal; e que, ao fazer do trabalho docente o ponto de partida e chegada do percurso formativo, percebam a necessidade de enfatizar experiências que possam subsidiar novas reflexões, novos olhares, novas configurações de atuação.
Palavras-chave: Educação Física. Educação. Inclusão. Formação continuada.
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