ELABORAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Abstract
O artigo vigente possui como objetivo divulgar propostas para a confecção de materiais táteis, para o ensino de Física, que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual. Portanto, a questão que se buscou responder através desta pesquisa diz respeito às possibilidades e dificuldades pertencentes a elaboração de um material acessível ao público com deficiência visual, que contribui com o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Física. Para esse propósito, consultamos em referenciais nacionais e internacionais acerca das potencialidades do emprego de diferentes materiais, para a estimulação dos sentidos do aluno com deficiência visual, com intenção de assegurar a ele a compreensão das relações entre o objeto elaborado e os conceitos físicos demonstrados. Foram utilizados recursos de baixo custo e fácil acesso de modo que a reprodução por qualquer pessoa seja realizada sem impedimentos. A técnica empregada foi de imagens em relevo com recorte e colagens de materiais texturizados com cores contrastantes, para atender, de igual forma, alunos cegos e/ou com baixa visão. O processo foi acompanhado pela professora de ensino fundamental (Atendimento Educacional Especializado) especialista em Deficiência Visual. Como resultado, foram produzidos mapas táteis referentes a vários conteúdos de Física que servirão de apoio ao trabalho realizado pelo professor e de maneira que atenda, tanto aos alunos com deficiência visual quanto videntes, possibilitando a exploração e construção do conhecimento de forma estruturada. A constituição simples e congruente de uma representação de modelos abstratos não é uma atividade fácil, portanto, é crucial analisar os detalhes, testar possibilidades, pensar qual delas pode ser melhor compreendida pelos alunos e dispor do auxílio de um profissional ou alguém que domina o conhecimento relacionado à elaboração de materiais didáticos para esse público.
Palavras-chave: ensino de física, materiais táteis, deficiência visual, educação inclusiva.
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