PROCESSOS FORMATIVOS DE PEDAGOGOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES: DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir o envolvimento do pedagogo na ação educativa, como agente formador e gestor pedagógico na perspectiva da Educação Especial/Inclusão Escolar. Trata-se de uma ação da coordenação do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI) do Município de Santa Maria de Jetibá/ES, em conjunto com as coordenações de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. A proposta de Formação Continuada em Serviço busca sair de um modelo instituído de formação que na maioria das vezes não abrange uma postura crítico reflexiva dos profissionais envolvidos. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação colaborativo-crítica tendo em vista a busca de transformações nas práticas educacionais, partindo da realidade do contexto escolar advindas dos próprios pedagogos da rede municipal de ensino. A partir dos encontros realizados até o momento tem acontecido a construção de um espaço de debates e questionamentos, fomentando o fortalecimento desse grupo de profissionais, que vem resultando mudanças de atuação nas ações pedagógicas.
Palavras-chave: Formação Continuada. Pedagogos. Práticas Educacionais. Inclusão.
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