TDAH E DESEMPENHO ACADÊMICO: REFLEXÃO ACERCA DA INCLUSÃO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO
Resumen
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem neurobiológica de causas genéticas que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida. Desse modo, esse artigo evidencia o TDAH em adultos no ensino superior. Ao mesmo tempo, discute como acadêmicos lidam com as dificuldades advindas do TDAH ao longo da vida, como se adaptam ao cotidiano universitário. A abordagem dessa pesquisa é de cunho qualitativo tendo como suporte metodológico estudos bibliográficos de utores como: Barkley (2011), Advokat, Rohde (2003), entre outros. O objetivo é verificar quais estratégias são usadas em alunos com TDAH no Ensino Superior e quais são suas maiores dificuldades, mediante a distração, inquietação, desorganização e impulsividade. Objetivando-se que o conhecimento das dificuldades encontradas e das estratégias podem auxiliar os estudantes com sintomas do TDAH na adaptação acadêmica podendo alicerçar intervenções especificas para este público.
Palavras-chaves: TDAH. Ensino Superior. Adaptação acadêmica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.