A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E DE LÍNGUA INGLESA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumen
Em 2007 Ortenzi publicou um estudo no qual a autora analisa as temáticas
recorrentes nos resumos submetidos ao I CLAFPL – Congresso Latino
Americano de Formação de Professores de Línguas ocorrido no ano de 2006,
um congresso pioneiro para área de formação de professores de línguas,
assim como de formação de professores de língua inglesa, e que tem
mobilizado grande parte dessas comunidades de pesquisa desde a sua
primeira edição. Nesse estudo publicado, no entanto, percebe-se que não há
naquele momento pesquisas que investiguem ou discutam aspectos
relacionados à formação desses docentes para a educação inclusiva. Em 2016,
o evento mapeado por Ortenzi, completou uma década, chegando a sua sexta
edição. Assim, o objetivo do presente artigo é a averiguação dos avanços e das
lacunas em pesquisas sobre a temática de formação de professores de línguas
e de língua inglesa com foco para o trabalho com a educação inclusiva tendo
como período de análise essa primeira década de existência do CLAFPL. Para
isso, proponho a análise qualiquantitativa do caderno de resumos do VI
CLAFPL, realizado em 2016. Ao observar os estudos e pesquisas
apresentadas durante o evento naquele ano que buscaram mapear as
pesquisas relacionadas ao campo de formação de professores e de
professores de língua inglesa, conclui-se que, embora as temáticas estudadas
nessas áreas sejam plurais, é carente a problematização e o número de pesquisas em torno da formação docente para a prática da educação inclusiva
nas diferentes etapas de educação.
Palavras-chave: Formação de Professores de Línguas. Formação de
Professores de Língua Inglesa. Educação Inclusiva.
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