FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA-MG
Resumen
Todos têm direito à educação de qualidade, independente do diferencial que
cada aluno possui. Baseado em estudos sobre a educação de surdos, o
presente artigo busca investigar a importância da formação docente para a
inclusão deste alunado, uma vez que em diversos momentos ao longo da
história, os surdos foram considerados incapazes, tendo muito de seus direitos
negados, inclusive o acesso à educação. Para alcançar tal objetivo, do ponto
de vista metodológico, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois
professores de duas diferentes escolas do município de Diamantina – MG,
dessa forma a metodologia de trabalho obedeceu a uma abordagem
qualitativa. Para a seleção dos sujeitos desta pesquisa, foi realizado um
levantamento junto a Superintendência Regional de Ensino, com o intuito de
saber quais escolas do município de Diamantina possuem alunos surdos
matriculados. Os resultados demonstram a importância da formação docente
para inclusão do aluno surdo, além de apontar outros fatores que também
contribuem para que essa inclusão ocorra.
Palavras-chave: Formação docente. Educação inclusiva. Educação de surdos.
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