FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA NO PERÍODO 2007-2019
Resumen
Resumo: o presente trabalho tem como assunto a formação de professores na
perspectiva da educação inclusiva, considerando seus aspectos epistemológicos e
didáticos presentes no processo formativo dos saberes docentes para o trabalho
com a educação inclusiva. Objetiva traçar um panorama das pesquisas sobre
formação de professores para a educação inclusiva no período 2007 a 2019,
submetidas em dos principais eventos da área educacional. Para tanto, foram
selecionados trabalhos que aprofundassem sobre a formação docente, bem como
nos conhecimentos didático-pedagógicos exemplificados como essenciais para a
atuação em contextos escolares de educação inclusiva. A metodologia do trabalho
é de caráter qualitativo, ou seja, visa compreender os aspectos de um fenômeno
social com base nas suas características subjetivas e dos sujeitos envolvidos. É
uma pesquisa exploratória e bibliográfica tendo como fonte os trabalhos publicados
em anais das “Reuniões Nacionais da ANPED”, especificamente no Grupo de
Trabalho 15 – Educação Especial. A metodologia de análise de dados foi a Análise
Textual Discursiva. O trabalho com a inclusão demanda dos agentes envolvidos
determinadas competências, habilidades, saberes e conhecimentos para a
preparação de espaços didático-pedagógicos que sejam propícios ao
desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de alunos e alunas com as mais
diversas necessidades educativas e especificidades. Os rumos da prática docente
na educação inclusiva devem considerar as especificidades, as características
sociais, culturais e étnicas de cada aluno e aluna. Para isso ser concretizado é
preciso que a formação de professores envolva adaptações curriculares,
planejamentos detalhados, metodologias ativas e diversificadas e um ensino com
vista à colaboração com outros profissionais.
Palavras-chave: formação de professores; educação inclusiva; políticas de
inclusão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.