MEDIAÇÃO DOCENTE EM ATENÇÃO À DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Resumen
A mediação docente desempenha papel relevante no contexto escolar, com o
compromisso de desafiar os alunos através do ensino para trabalhar com
funções e processos ainda não amadurecidos que favoreçam a construção de
conhecimento mediante seus processos de aprendizagem. Este texto tem
como objetivo refletir sobre mediação docente em atenção à dislexia no
contexto escolar, com base na perspectiva inclusiva e traz o questionamento
central? como as docentes realizam a mediação de alunos com dislexia no
contexto escolar no Ensino Fundamental I, em escola Pública de Feira de
Santana? Este trabalho é parte de uma pesquisa maior que foi desenvolvida no
doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal da Bahia/UFBA. O estudo centrou-se na abordagem qualitativa e o
estudo de caso foi utilizado como estratégia metodológica. A pesquisa teve
como lócus de estudo, a escola da rede pública no município de Feira de
Santana-Bahia e como sujeitos da pesquisa três docentes do Ensino
Fundamental I que atuavam na classe onde o aluno com dislexia estudava. No
estudo empírico foram utilizados instrumentos como: a entrevista
semiestruturada com as docentes, a observação direta e a análise de
documentos escolares. Os resultados da pesquisa, evidenciaram que algumas
mediações realizadas pelas docentes se afastavam da real necessidade
educacional especial do aluno com dislexia e a sua presença, na sala de aula,
não concretizava de fato que estivesse vivenciando um processo de inclusão
escolar, pois a falta de formação das docentes, implica em dificuldades na
adaptação do currículo e das atividades propostas para o aluno com dislexia. A
investigação forneceu subsídios para o planejamento de novas ações docentes
visando contribuir para avanços no processo de mediação docente de alunos
com dislexia de modo que possa favorecer suas aprendizagens.
Palavras-chave: Mediação. Dislexia. Inclusão.
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