FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM SRM E O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM AUTISMO
Resumen
A pesquisa aqui apresentada tem por finalidade desenvolver um estudo sobre a formação docente para prática de trabalho no Atendimento Educacional Especializado (AEE), envolvendo o trabalho realizado pelas professoras de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que faz AEE nesse espaço. Tem como objetivo compreender as concepções dos profissionais que atuam no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), sobre as práticas pedagógicas vivenciadas com estudantes com autismo. A docência é sinônimo de inúmeros desafios e de incansáveis buscas pelo “melhoramento” de sua arte e pelo aperfeiçoamento da prática pedagógica. Nesse sentido, é relevante pensar no trabalho do professor de Educação Especial que faz o Atendimento Educacional Especializado no espaço da sala de recursos. Então, no AEE que acontece em SRM, Como o professor que atua no AEE em SRM se prepara ou está preparado para atender às demandas do público que frequenta esse espaço, mais especificamente o estudante com autismo? Para compreender as questões propostas no estudo, a pesquisa foi realizada com professoras contratadas por designação temporária (DT) e que atuam em salas de recursos da rede municipal de Nova Venécia/ES. Para obtermos respostas às inquietações o estudo foi realizado utilizando-se como método discussões em grupo focal, cujos encontros aconteceram uma vez por mês, durante quatro meses. Durante os diálogos, as discussões e as reflexões, compreendemos que há ainda um caminho longo para se percorrer no processo de formação docente para o trabalho nas salas de recursos multifuncionais. Os pontos apontados e discutidos foram fundamentais para o amadurecimento e aprendizado de todas, desde a pesquisadora às investigadas. As dificuldades elencadas foram várias, porém muito comum a todas no ambiente escolar.
Palavras-chave: Educação Especial. Autismo. Sala de Recursos Multifuncionais. Prática Pedagógica. Formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.