A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO
Resumen
Consideram-se os grandes avanços ao longo do processo de escolarização dos alunos Público-Alvo da Educação Especial, em especial relativo à sua entrada nas escolas comuns. Visando a garantia da permanência e educação de qualidade socialmente referenciada para esses estudantes, tem-se a criação do setor de Educação Especial, por meio da Resolução Nº 02/2001. Enfoca-se neste estudo o papel dos profissionais que trabalham no setor e a importância da sua formação continuada. Ressalta-se o trabalho formativo realizado com os gestores e técnicos dos setores de educação especial do Estado do Espírito Santo desde o ano de 2013, por meio da parceria entre Universidade e redes de ensino. Assim, estabelece como objetivo geral identificar a autonomia dos participantes do “Grupo de estudo-reflexão: Gestão de Educação Especial do Estado do Espírito Santo” (GERGEES-ES), no período de 2013 a 2020, analisando as contribuições do Grupo na formação continuada desses sujeitos. Como referencial teórico sustenta-se na teoria do agir comunicativo de Habermas (2012) e toma a análise documental como metodologia de
pesquisa qualitativa, uma vez que os dados produzidos são referentes às transcrições do GERGEES-ES. Aponta-se que o grupo de estudo-reflexão enquanto espaço formativo possibilitou, ao longo de sua trajetória, a constituição da autonomia dos gestores, em seus contextos de atuação e no sentimento de pertencimento à modalidade. Identifica-se um movimento emancipatório dos sujeitos, que acreditamos estar atrelado ao encontro e diálogo com outros profissionais que exercem a mesma função, ao entendimento da importância da própria formação continuada e ao empoderamento à medida em que se compreendem enquanto seres dotados de saberes e produtores de conhecimento.
Palavras-chave: Formação continuada. Gestor de Educação Especial. Análise documental. Autonomia. Grupo de estudo-reflexão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.