O GRUPO DE PESQUISA COMO PROPULSOR DA FORMAÇÃO INICIAL
Resumen
Sabe-se da importância de uma formação inicial alicerçada no tripé Ensino-PesquisaExtensão, da Iniciação Científica (IC) e dos grupos de pesquisa neste contexto, pois proporcionam uma nova experiência para os alunos e os permite adentrar no mundo acadêmico enquanto pesquisadores. Assim, desde sua criação o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial conta com a participação de bolsistas de Iniciação Científica. Este trabalho objetiva compreender de que maneira a participação dos estudantes no Grupo de Pesquisa impacta em sua formação acadêmico-científica considerando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tem como referencial teórico Habermas (1987, 2003) e seu conceito de Discurso e Interesse, pois acredita-se que a produção de conhecimento está alicerçada em interesses humanos, como também o discurso enquanto espaço para que os sujeitos se coloquem como atores e produtores do conhecimento. Utiliza-se da metodologia de Estudo de Caso, de natureza qualitativa, pois procura realizar um entendimento aprofundado da realidade analisada. Os participantes da pesquisa são integrantes/ex-integrantes do grupo que foram bolsistas de IC. Realizou-se entrevistas semiestruturadas e levantamento de produções acadêmicas do período da IC. Na análise de dados compreendeu-se o impacto positivo da Iniciação Científica na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; também seu impacto como base para a continuidade na carreira acadêmica; juntamente da relação entre a IC e a participação num Grupo de Pesquisa. Ademais, encontraram-se desafios acerca da administração do tempo devido à realização de estágio e IC, valor da bolsa e habituação às dinâmicas de um grupo de pesquisa que utiliza a pesquisa-ação colaborativo crítica.
Palavras-chave: Grupo de pesquisa. Programa institucional de iniciação científica. Espaços Discursivos. Formação inicial. Formação continuada.
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