O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SURDA

POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Dayane Bollis Rabelo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

Este trabalho é um recorte da minha tese de doutorado que teve como objetivo analisar as condições de implementação das propostas educativas em vigor para crianças surdas na educação infantil em municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Para tanto, neste artigo, abordaremos os capítulos que tratam sobre o desenvolvimento infantil e das possibilidades de inclusão da criança surda nessa etapa da educação básica, com o intuito de compreender se as práticas pedagógicas nos centros municipais de educação infantil pesquisados, contribuem para o desenvolvimento das crianças surdas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com os profissionais de educação dos centros municipais de educação infantil que possuíam crianças surdas matriculadas, além de revisitarmos documentos norteadores da educação infantil e estudos que tratam do desenvolvimento infantil com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o qual utilizamos como aporte teórico, que compreende que o ser humano se constitui nas relações sociais em que o desenvolvimento implica a relação com o outro e a mediação da linguagem. A pesquisa aponta que, apesar dos esforços dos municípios, há fragilidades na educação de crianças surdas na educação infantil no que diz respeito as práticas educativas, que ainda apontam fragmentações e nas condições de oferta de uma educação pública que possibilite o desenvolvimento integral dessas crianças.


Palavras-chave: Crianças surdas. Desenvolvimento infantil. Educação infantil. Inclusão. Políticas educacionais inclusivas.

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Biografía del autor/a

Dayane Bollis Rabelo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. (dayane_vix@hotmail.com).

Publicado

02-04-2023

Número

Sección

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico