USO DA CARTILHA INFORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM SÍNDROME DE PRADER-WILLI

Autores/as

  • Jamille Panetto Blandino Gobetti
  • Laise Amorim da Luz

Resumen

O presente trabalho tem como tema a importância do uso da cartilha informativa ao longo do processo de ensino-aprendizagem para os alunos com Síndrome de Prader-Willi (SPW) na escola comum. A SPW é uma síndrome rara, que não possui tantos estudos científicos na área da saúde e educação, o que consequentemente dificulta o acesso a informações e o trabalho pedagógico realizado na escola. Dessa forma, o intuito da utilização e compartilhamento da cartilha visa ampliar o conhecimento acerca da SPW, trazendo à tona conhecimentos específicos sobre o sujeito de pesquisa, sua subjetividade, dificuldade e características específicas. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e descritivo tendo como objetivo geral: analisar o uso da cartilha informativa ao longo do processo de ensino-aprendizagem para os alunos com SPW na escola comum. Para o desenrolar do objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: (a) conhecer e descrever as principais características e particularidades da criança com SPW; (b) refletir teoricamente e por meio de entrevistas com docentes a utilização da cartilha no processo de ensino- aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a cartilha é utilizada como ferramenta para conhecer a criança e dar o início de seu processo de aprendizagem de forma construtiva e dinâmica, desde o início de sua vida escolar, como também, permite uma aproximação da família com a escola, incluindo-a durante o processo de ensino-aprendizagem do aluno e assegurando o direito de permanência e o acesso a uma educação de qualidade e inclusiva. Conclui-se que a cartilha beneficia o próprio estudante, que possui sua singularidade respeitada e características ressaltadas, facilitando o processo de aprendizagem pelo qual percorre. Assim, os profissionais buscam novas alternativas pautadas na individualidade do aluno.
Palavras-chave: Educação Especial; Síndrome de Prader-Willi; Inclusão; Processo de ensino-aprendizagem; Cartilha.

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Publicado

02-04-2023

Número

Sección

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico