FIGURAÇÕES UNIVERSITÁRIAS: PROCESSOS SOCIAIS DE INCLUSÃO NO BRASIL E MÉXICO
Resumo
Este artigo aborda a temática da inclusão de pessoas público-alvo da educação especial na educação superior. Os estudos de Silva (2018) e Xavier (2018), a partir da perspectiva metodológica de estudo comparado buscou identificar núcleos de significação de sentidos de inclusão e/ou exclusão em dois contextos investigados: Universidade Federal do Espírito Santo-BRA e Universidad Veracruzana-MX. Como perspectiva teórica de análise inspirou-se na sociologia figuracional de Norbert Elias (1994), o que subsidiou a compreensão das diferentes realidades pesquisadas. Os dados foram compilados a partir de trabalhos acadêmicos sobre a temática, desenvolvidos no Brasil e no México. Utilizou-se, também, de documentos oficiais que configuram as políticas públicas de inclusão no ensino superior nas duas realidades. Os dados nos indicam que tanto na Universidad Veracruzana quanto na Universidade Federal do Espírito Santo, a presença desse público de alunos é fonte necessária para a reflexão sobre a temática da inclusão e/ou exclusão nos diferentes processos individuais e sociais.
Palavras-chave: Inclusão no ensino superior. Educação Especial. Norbert Elias.
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