INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PERCEPÇÕES DOCENTES AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Este texto é parte da dissertação, em fase final, no curso de mestrado
em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade
Federal do Espírito Santo-Ufes. Objetivou analisar como a prática docente dos
professores da Educação Profissional contribui para o processo de inclusão
escolar de alunos com deficiência, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino
Médio em uma Instituição Pública da Rede Federal do Espírito Santo.
Fundamenta-se na abordagem qualitativa e na metodologia de estudo do tipo
etnográfico. Os dados foram obtidos a partir da técnica de grupo focal e
analisados por meio da análise de conteúdo, com enfoque na perspectiva
histórico-cultural, das contribuições teóricas de Vigotski. Para esta escritura
tomamos como ponto de análise as percepções dos professores da/na educação
profissional técnica de nível médio acerca do processo de inclusão escolar, as
quais indicaram os desafios e possibilidades desse processo, pela ótica docente,
dentre os quais destacamos como desafios centrais: a falta de formação
adequada para os professores do ensino regular e a falta de professores
especializados para o atendimento adequado. Entre os pontos principais
evidenciados como possibilidades, temos: a democratização da educação e da
sociedade, a ampliação das técnicas e metodologias concernente ao ensino e o
respeito às diferenças. Considerando as falas dos professores, foi possível
perceber que o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola
comum – Educação profissional – representa um avanço e uma necessidade,
possibilitando (re)pensar a escola, suas práticas organizativas e pedagógicas
instituídas para que todos os estudantes tenham êxito em sua trajetória
acadêmica.
Palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Profissional, Percepções
Docentes.
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