A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE CARIACICA - ES: O INSTITUÍDO E O INSTITUINTE
Resumo
Resumo
Movimentos internacionais e nacionais impulsionaram pesquisadores brasileiros da UFES, UFRGS e UFScar a buscar entender as políticas instituídas e instituintes em cenários brasileiros (municípios do Espírito Santo, São Paulo e em Sorocaba/SP) e internacionais (cidades/regiões do México, Itália e África) para a realização de uma pesquisa comparada denominada Educação Especial, Políticas e Contextos: análises de configurações, de indicadores e de tendências em diferentes cenários. Para tanto, parte-se do pressuposto de que é preciso compreender a interioridade das realidades investigadas para posterior comparação. Diante disso, apresentamos um recorte de um estudo realizado em Cariacica-ES, a partir de narrativas profissionais da Educação que compuseram um grupo focal. Os dados apontam que a contratação de docentes em regime de designação temporária favorece a falta de continuidade dos processos de formação continuada dos professores e a organização dos processos pedagógicos promovendo a sensação de um eterno recomeço. Evidencia a relevância de investimentos na formação dos gestores escolares para o trato dos desafios trazidos pela rotatividade dos profissionais da Educação. A política de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar de Cariacica - ES aposta nas redes de apoio ao professor e aos alunos com a organização do atendimento educacional especializado a partir dois tipos de professores – colaboradores das ações inclusivas e professores da sala de recursos multifuncionais. Os primeiros apoiam os alunos e os professores na sala de aula comum; os segundos atendem nas salas de recursos multifuncionais. O município apresenta movimentos, constituindo políticas públicas que favorecem a escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Políticas Públicas
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