(RE)PENSANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO E O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS
Resumo
O seguinte artigo, de cunho eminentemente teórico-reflexivo, realizado a partir
do levantamento bibliográfico e análise qualitativa dos trabalhos acadêmicos,
com foco nos conceitos chaves, desenvolvidos por Vigotski, visa compreender,
em um primeiro momento, de que forma o material didático adequadamente
adaptado para o atendimento educacional especializado do aluno cego, pode
contribuir como instrumento mediador no processo de ensino-aprendizagem no
ensino regular. Uma primeira hipótese considera que o uso desse material
didático, torna-se instrumento mediador na apropriação do conhecimento e
desenvolvimento pleno do sujeito público-alvo. Uma segunda hipótese
considera que o público-alvo da pesquisa tem oportunidade não somente de
aprender efetivamente, como também compartilhar suas vivências,
contribuindo significativamente para o desenvolvimento cultural do grupo em
que se inserem, como um todo. Destarte se objetiva investigar o uso dos
materiais didáticos adaptados para o processo de ensino-aprendizagem do
aluno cego no contexto escolar, para poder identificar quais são os materiais
didáticos utilizados pelos professores de educação especial no atendimento
educacional especializado do aluno cego; investigar como os materiais
didáticos adaptados podem contribuir para o processo de inclusão escolar
desse sujeito. O levantamento e estudo permitiu observar, numa primeira
instancia de análise, que os materiais didáticos adaptados, podem ser
utilizados tanto pelos professores de educação especial, no atendimento
educacional especializado, quanto pelo aluno no contexto da sala de aula.
Assim concluiu-se que, estes, podem contribuir de modo considerável como
instrumentos mediadores do processo de ensino-aprendizagem do estudante
cego.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Visual. Materiais Didáticos
Adaptados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.