INTERAÇÕES DA CRIANÇA SURDA EM ESCOLA REGULAR

Auteurs

  • Elenara Borges Silveira Franzoi
  • Carla Beatris Valentini

Résumé

Este estudo objetiva analisar as interações da criança surda em escola regular,
a fim de entender como ocorre o processo de escolarização dessa criança,
considerando a importância das interações para a constituição da linguagem e
da aprendizagem. O paradigma sociointeracionista de Vigotski é utilizado como
norteador, pois assim como o autor entendemos que a relação do sujeito com o
mundo é indireta, a interação social e os processos mentais são provenientes
das formas de mediação, e a linguagem é uma delas. Essa pesquisa,
caracterizada como estudo de caso, de cunho exploratório, tem como sujeito
uma criança surda, com 10 anos de idade, filha de pais ouvintes, frequentadora
do 3o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Caxias do Sul/Rio
Grande do Sul. A definição de escola de ensino regular como lócus de
investigação justifica-se pela Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva, instituída em 2008, que pretende assegurar
a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino.
A construção dos dados baseia-se em dois níveis de fontes de evidências: as
primárias, que consistem nas entrevistas semiestruturadas com os professores
e familiares da menina e o diário de campo, composto por registros das
observações diretas em sala de aula; e as secundárias, que são os vídeos
registrados nas visitas à escola e os pareceres pedagógicos da estudante. Os
resultados preliminares direcionam para a necessidade de reflexões
aprofundadas acerca das interações da criança surda em escola regular, com
vistas a novas estratégias de atuação nos processos de ensino/aprendizagem.

Palavras-chave: Interação. Educação inclusiva. Surdez.

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Biographie de l'auteur

Elenara Borges Silveira Franzoi



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Publiée

04-04-2019

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Pôster - Eixo 3 Acessibilidade: tecnologia assistiva e comunicação alternativa/ampliada