TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DO ENSINAR APRENDER
Resumo
O presente artigo apresenta a pesquisa de um grupo de alunos de Pedagogia
do Centro de Ensino Superior FABRA - que compõe o PIBID (Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em uma escola pública
parceira, em Serra/ES. O rápido progresso das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) no mundo contemporâneo pode ser registrado
naturalmente em vários espaços e em diferentes práticas sociais. Os
dispositivos digitais e a internet, sempre presentes em nosso dia a dia, têm
aberto outras formas de comunicação de interação cognitiva, social e cultural.
Nesse contexto, este artigo tem por finalidade refletir sobre a importância do
uso das Tecnologias Assistivas (TA) no processo de aprendizagem de crianças
da Educação Especial. A metodologia bibliográfica, de caráter descritivo, e o
campo de observação, crianças com necessidades educativas especiais do
Ensino Fundamental I, ajudaram a construir um estudo comparativo. Por meio
da pesquisa, observou-se que as TAs são, ainda, bastante desconhecidas por
professores e famílias, sendo quase ausentes na classe regular e na sala de
recursos. A ausência de Tecnologias Assistivas e a falta de recursos
tecnológicos a serem utilizados como recursos pedagógicos têm sido uma
barreira no processo de adaptação dos alunos com necessidades educativas
especiais ao cotidiano escolar, o que se traduz em dificuldade no processo de
ensino e aprendizagem. Nas observações realizadas pelo grupo, ficou evidente
a carência das Tecnologias Assistivas como recurso, o que limitou a prática
pedagógica do professor, levando à negação de direitos e o prejuízo no
desenvolvimento social, cultural, emocional e cognitivo de alunos da Educação
Especial que, na teoria, estão inseridos no processo de inclusão.
Palavras chave: Educação Especial; Tecnologias Assistivas; Conhecimento.
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