TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Fernanda Matrigani M. Gutierres de Queiroz Universidade Federal da Bahia
  • Sheila de Quadros Uzêda Universidade Federal da Bahia
  • Regiane da Silva Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

A Educação Infantil (EI) tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos. Na EI devem ser organizados tempos, espaços e situações que garantam a aprendizagem de todas as crianças, incluindo as que são público-alvo da Educação Especial (PAEE). Devido à pandemia do Covid-19 instaurou-se o isolamento social e a opção pelo ensino remoto. Este estudo tem como objetivo conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com estudantes PAEE na EI, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19. Para realizar essa pesquisa exploratória qualitativa foram feitas entrevistas semiestruturadas online com quatro professoras de EI da rede pública de ensino que atuavam em escola localizadas no estado de São Paulo e que atendiam estudantes PAEE. Os dados das entrevistas foram categorizados conforme análise de conteúdo. Resultado: apresentam-se as categorias Trabalho Pedagógico e Tipos de suporte: Tecnologia Assistiva (TA) e outros recursos. Na categoria Trabalho Pedagógico constatou-se uma variedade de atividades elaboradas e enviadas pelas professoras, para que as famílias auxiliassem as crianças a fazerem em casa. Entretanto, as participantes se queixaram de receberem pouco retorno dessas atividades e atribuíram a dificuldade em assegurar o acompanhamento das atividades dos filhos ao contexto em que trabalho e renda são preocupações emergenciais. Outra explicação apontada pelas participantes para a não realização das atividades propostas consistiu na concepção distorcida dos objetivos da EI evidenciada por algumas famílias. Em relação a categoria Tipos de suporte: TA e outros recursos, foram relatadas orientações às famílias com sugestões de adaptação de atividades e não foi evidenciado suporte em parceria colaborativa com o professor do AEE ou recomendação de uso da Tecnologia Assistiva. Conclui-se que não obstante a diversidade de atividades produzidas pelas professoras e o material disponibilizado pela prefeitura, foi possível constatar a dificuldade em atender as especificidades das crianças PAEE no trabalho remoto.


Palavras-chave: Educação Infantil; Público-alvo da Educação Especial; Pandemia. 

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social