CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO BRINCAR PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE NA PEDIATRIA: LUDICIDADE NA CLASSE HOSPITALAR
Resumo
A partir de um projeto de extensão desenvolvido no curso de pedagogia de
uma universidade pública, buscou-se trabalhar conceitos sobre o brincar e suas
implicações para a saúde e bem estar da criança hospitalizada. O projeto
desenvolveu uma imersão em vivências práticas, visitas técnicas e
aprofundamento teórico para possibilitar aos discentes de pedagogia a
construção de pertencimentos identitários sobre o brincar no contexto da
educação e saúde. Para se aproximar da realidade e dos desafios do ensinar
no contexto hospitalar, os acadêmicos de pedagogia também realizaram
entrevistas com pedagogos que trabalham no contexto hospitalar, bem como
observaram o espaço de atuação do profissional. Sabe-se que a classe
hospitalar é um espaço que viabiliza a continuidade das atividades escolares
do paciente, minimizando rupturas educacionais, bem como fortalecendo o
enfrentamento da doença e ressignificação do hospital. A partir das narrativas
dos alunos participes desse projeto, foi possível identificar que as experiências
vividas neste projeto agregaram na formação inicial a rupturas de paradigmas
sobre as atribuições do pedagogo, viabilizando um novo olhar sobre o processo
do brincar no desenvolvimento da criança, oportunizando a aproximação de
práticas e vivências acadêmicas diferenciadas no hospital. Como resultado final
deste projeto de extensão os cursistas de pedagogia construíram novos
saberes sobre o brincar, identificando-o como ferramenta pedagógica e de
cuidado na classe hospitalar, sendo facilitador para o enfrentamento da
condição de adoecimento e do processo de hospitalização. Ampliar as
discussões sobre classe hospitalar ainda na formação inicial, pode ser um
dispositivo para a construção de práxis educativas mais plurais, viabilizando qualidade de vida e minimizando tensões frente ao adoecimento do aluno
hospitalizado.
Palavras-chave: Classe Hospitalar. Brincar. Inclusão. Atendimento
humanizado.
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