ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA ESCOLA: ADEQUAÇÕES NA ESTRUTURA EXISTENTE- UM GUIA PRÁTICO PARA OS ADMINISTRADORES ESCOLARES
Resumo
Dentro do âmbito educacional, vivencia-se a implantação de uma educação
inclusiva que pressupõe ao desenvolvimento de ações que possam atender as
especificidades de cada aluno no processo educacional. A acessibilidade
significa ter condições e possibilitar a todos segurança, autonomia e garantia
de direitos. Assim o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel
do Administrador Escolar frente as adequações necessárias para
acessibilidade espacial em Unidades de ensino já construídas. Neste sentido, é
relevante observar como está sendo tratada e discutida a acessibilidade por
este, sendo que esta é um direito garantido por lei, de fundamental importância
para que os alunos possam, acessar todos os espaços da escola e realizar
todas as atividades escolares com segurança, conforto e independência, de
acordo com suas capacidades e limitações. Na metodologia para o
desenvolvimento deste trabalho foi analisada toda uma estrutura bibliográfica
sobre a temática a ser explorada, aplicando-se entrevistas com os profissionais
de educação inseridos no contexto e após a proposta de capacitações com
dicas práticas para as adaptações necessárias e apresentação de um manual
prático. Pretende-se que o administrador escolar, participante desse processo,
demonstre ao final, maior habilidade ao sugerir adaptações conseguindo
realizar um planejamento para tornar a escola mais inclusiva, identificando
barreiras a interferir na execução das atividades educativas para adequá-las.
Mesmo que esse profissional não consiga de imediato, adaptar as
necessidades identificadas, por alguma questão-como a orçamentária- ele
poderá adequar o uso dos espaços já existentes, como por exemplo, remanejar
o local da atividade ou evitar que os alunos se locomovam por determinados
locais.
Palavras-chave: Acessibilidade, direitos, administradores escolares, formação
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