O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA SALA DE AULA
Résumé
O presente estudo de natureza qualitativa, consiste em apresentar a
importância da Tecnologia Assistiva (TA), enquanto dispositivo facilitador para
o desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual (DI).
A problematização fundamentou-se a partir de um estudo de caso, na sala de
aula regular, de uma Escola da Rede de Ensino Estadual em Aracaju/SE, onde
foi confeccionada uma TA de baixo custo para ser utilizada por uma estudante
de 15 anos diagnosticada com deficiência intelectual, cursando o 5º (quinto)
ano do Ensino Fundamental, no ano de 2019. O mesmo dialoga com alguns
autores como Galvão Filho (2016), Vigotsky (2007) e Silva (2016),
respectivamente, a Tecnologia Assistiva como diferencial na vida de pessoas
em situação de dificiência, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e
competências, as rotas alternativas na construção da aprendizagem e a
necessidade de estímulos na efetivação dos saberes. Os resultados dessa
intervenção apontaram que as ações educacionais realizadas possibilitaram
acessibilidade e inclusão, viabilizando estratégias direcionadas para as
limitações específicas da aluna, propiciando impactos positivos no processo de
memorização, concentração, atenção e de leitura, pois são áreas afetadas que
neutralizam a assimilação e acomodação das atividades sociais e de vida
diária. Além disso, foi significativa a participação nas atividades propostas em
sala de aula, a partir da inserção da Tecnologia Assistiva na sua rotina, a qual
foi capaz de favorecer a superação ou diminuição das dificuldades de
aprendizagem, potencializando uma efetiva construção do conhecimento.
Assim, foi perceptível a melhora da autoestima e a ampliação da autonomia,
estímulos advindos do uso do material pensado e elaborado para atender as
necessidades educacionais da aluna com deficiência intelectual que implica
aprendizado em um ritmo mais lento e na dificuldade de retenção de memórias
de curto prazo.
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Deficiência Intelectual. Inclusão.
Práticas Docente.
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