FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: UM LEVANTAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DA FCLAR UNESP ARARAQUARA
Resumo
O trabalho constitui-se numa discussão sobre os resultados de uma pesquisa
bibliográfica realizada na base de dados da Faculdade de Ciências e Letras do
Campus de Araraquara- UNESP. Nesta pesquisa, o objetivo foi levantar dados
pertinentes relacionados à formação de professores que vão atuar juntos aos
alunos com deficiência.
Assim, como procedimento, utilizou-se na busca pelos trabalhos, o uso de
palavras-chaves tais como: formação de professor e inclusão escolar; formação
de professor e alunos com deficiência; formação de professor e educação
especial; formação de professores e alunos PAAE. Posteriormente à seleção, foi
feita a leitura das teses e dissertações selecionadas e analisadas nos
pressupostos seguidos por Bardin. Os resultados das pesquisas mostraram que
muitos cursos formativos que são oferecidos sejam de formação inicial ou
continuada são extremamente teóricos e pouco atrelado à prática. Além disso, as
pesquisas selecionadas trataram sobre a necessidade de se repensar o currículo
independente da modalidade educacional, tanto para incluir efetivamente alunos
com deficiência como para formar os profissionais que atuarão junto a eles.
Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica, formação, docentes, inclusão.
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