FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: REDE MUNICIPAL DE ENSINO MARATAÍZES – ES
Résumé
Ao questionar como a Pesquisa-ação Colaborativo-Crítica contribui com a
formação continuada de profissionais da Rede Municipal de Ensino de
Marataízes – ES, para compreensão da Educação Especial na perspectiva
Inclusiva, busca-se compreender o desenvolvimento e a organização de um
curso para formação continuada de profissionais da educação pública,
realizado no município de Marataízes - ES, sob a perspectiva da Educação
Especial Inclusiva. Para tanto, adota-se a metodologia da pesquisa-ação
colaborativo-crítica, que possibilita a colaboração entre pesquisadores e
participantes, a compreensão da realidade, a aplicação da espiral autorreflexiva
de observação, planejamento, ação e reflexão (CARR; KEMMIS, 1988), os
pressupostos habermasianos do Agir Comunicativo (HABERMAS, 2012), a
escuta sensível e a escrita coletiva (BARBIER, 2007). O processo formativo,
oriundo da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de
Marataízes-ES e a Universidade Federal do Espírito Santo, através do Grupo
de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial
(Grufopees-CNPq/Ufes), contou com a participação de 40 (quarenta) cursistas
(professores-regentes, especialistas e de área, pedagogos, diretores e técnicos
da Semed), propiciou curso de extensão para formação continuada, certificado
pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo -
Proex/Ufes, em Marataízes. Observa-se no contexto formativo que os
profissionais são levados a questionar e criticar suas próprias teorias e
práticas, buscando transformar suas ações cotidianas a partir de estudos,
diálogos e discussões em grupos, em seus lócus de atuação. A formação
continuada pela via de grupos de estudo possibilita a vivência do formar
formando e potencializa a dinâmica de transformar a prática e o profissional.
Palavras-chaves: Formação Continuada, Educação Especial, Educação
Inclusiva
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.