FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO
Résumé
Objetiva constituir ações formativas com uma unidade de ensino de Serra-ES,
visando articular o currículo escolar com a inclusão de crianças público-alvo da
Educação Especial na Educação Infantil. Apoia-se nos pressupostos da
Sociologia da Infância, destacando as contribuições de Sarmento (2007) e
Corsaro (2011); nas teorizações em Educação Especial, sustentando-se em
Glat (1997) e Amaral (1998); nas discussões sobre currículos com Moreira e
Silva (2008) e Sacristán (2013); e nos estudos sobre a formação continuada de
professores, trazendo Nóvoa (1995), Pimenta (1994); dentre outros. Busca
fundamentação na pesquisa do tipo qualitativa e na pesquisa-ação
colaborativo-crítica, constituindo a produção dos dados a partir das seguintes
fases: a) autorização do município e da escola; b) levantamento de
documentos sobre Educação, Educação Infantil e Educação Especial; c) escuta
da escola sobre demandas necessárias à inclusão das crianças público-alvo da
Educação Especial para sistematização do processo formativo; d) realização
dos processos formativos; e) avaliação contínua da formação. Adota como
instrumentos para registro dos dados: a gravação em áudios, o diário de campo
e a consulta documental e como participantes, a direção escolar; pedagogos
(as); professores (as); e os profissionais de apoio dos dois turnos de
funcionamento da escola. Os dados foram produzidos de fevereiro a dezembro
de 2019. Como resultados, aponta a escola como rico espaço-tempo de
formação em contexto; a importância de se elencar temas a serem discutidos
nos momentos de formação a partir dos cotidianos escolares em diálogo com
os fundamentos da Educação; a relevância de espaços-tempos para os
docentes aprofundarem seus saberes-fazeres sobre a inclusão curricular; a
possibilidade de os professores se configurarem como mediadores de
processos formativos; a problematização de currículos escolares
comprometidos com a visibilidade das crianças e das culturas infantis; o direito
à educabilidade das crianças público-alvo da Educação Especial nas escolas
comuns.
Palavras-chave: Educação Especial. Educação Infantil. Currículo.
Formação continuada.
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