AS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial na escola pública em
classes comuns é uma temática que tem gerado discussões acerca da
percepção dos envolvidos no processo. A formação de profissionais para o
enfrentamento dos desafios gerados no cotidiano escolar tem pautado em
agendas políticas, processos de investigação e ações nas escolas diante da
busca pela garantia do acesso e a aprendizagem desses alunos. Observa-se
que a formação continuada assume papel ímpar para o sucesso de propostas
educacionais que tenham como foco central o acesso e a permanência com
sucesso desses alunos. Diante disso, o presente texto faz parte de uma
pesquisa em andamento, que tem como objetivo compreender os múltiplos
caminhos que constituem o universo da formação continuada dos profissionais
da educação, na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica, voltadas
para a inclusão escolar dos alunos Público-alvo da Educação Especial.
Assume a pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva
teórico-metodológica a partir dos pressupostos da teoria do agir comunicativo
de Habermas, tendo como foco a constituição e a contribuição dos grupos de
estudo-reflexão para a formação de professores na perspectiva da inclusão
escolar. Os resultados parciais evidenciam as contribuições da pesquisa-ação
nos processos vividos e a colaboração entre os pares para a dinâmica do
grupo de estudo-reflexão objetivando as ações formativas pela via da
autorreflexão. Revelam ainda, a potência da parceria entre universidade e
escola, aproximando assim a tão necessária relação teoria-prática.
Palavras-chave: Formação de professores – Inclusão escolar – Pesquisa-ação
colaborativo-crítica
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